Imagem da Internet

Boa Noite pessoal! Mais um sábado e estou de volta para falar mais um pouco sobre cerveja. Durante muito tempo na minha vida eu apenas bebia cerveja, mas de uns 5 anos para cá comecei a apreciar o mundo das cervejas especiais  e passei a enxergá-las com outros olhos.

Comecei a aprender como degustar e analisar a cerveja que estava a minha frente, e não apenas sair bebendo como e não houvesse amanhã rs. Hoje vou falar de forma resumida como vocês podem começar a analisar cervejas, vamos lá aguçar seus sentidos:

01 - Visão
Antes de sair bebendo, olhe a aparência da cerveja, para ajudar a coloque contra a luz. Veja sua coloração, seu brilho/opacidade e sua espuma.

02 - Olfato
Vamos lá, ainda não pode beber rs antes aspire uma pequena quantidades de ar próximo da boca do copo, sinta esse aromas e tente puxar pela sua memória olfativa o que ele te lembra.

03 - Paladar
Agora pode beber.....mas calma, muita calma nessa hora. Coloque uma pequena quantidade da bebida na boca, espere cerca de 3 segundos e só depois engula, perceba os sabores que aparecem, perceba se algum e destaca. E só depois beba novamente. Agora perceba qual sensações ela provoca na boca.

E aí o que você achou?! Degustar cerveja não é tão difícil, é uma questão de prática, como tudo na vida pode ser treinado, é só você prestar atenção em cada etapa e analisar o que você está sentindo.

Guia de Degustação do Clube do Malte

Como eu disse as dicas de hoje são bem resumidas e básicas. Achei legal colocar esse guia de degustação acima para vocês poderem ver as variedades de aromas e sabores as cervejas podem ter. Com o passar dos posts posso explicar mais detalhadamente cada um dos itens.

Até breve!



Deixe um comentário